26 de abr. de 2012

Semana de Arte Moderna: antes, durante & depois

Catálogo da Exposição
A Oficina Cultural Lélia Abramo, espaço da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, vai realizar, ao longo de nove sextas-feiras, a partir de 27 de abril até 22 de junho, o Ciclo de Estudos 90 anos da Semana de Arte Moderna: antes, durante e depois, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo César Andrade da Silva. As atividades serão ministradas no período noturno, das 19h às 22h.

Pra quem ainda não conhece a Oficina Cultural Lélia Abramo, acesse o site.

Alguns modernistas
O Ciclo de Estudos vai oferecer uma visão panorâmica das principais obras do Modernismo brasileiro, por meio de várias manifestações artísticas (Literatura, Música, Pintura, Escultura). Serão também abordados o ambiente artístico europeu do início do séc. XX, a política e o meio literário brasileiro entre 1900 e 1930 e as ideias artísticas em voga no limiar da "revolução modernista".

Em 2012 foram celebrados os noventa anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Esperamos que isso nos inspire bastante para vivermos e principalmente escrevermos sobre o presente, deixando de cultivar a nostalgia insalubre que atravanca a expressão literária brasileira desde a segunda metade do século passado. Afinal, foi mais ou menos essa a proposta da "revolução modernista" a seu tempo, não é mesmo? Às vezes parece até que a "revolução modernista" se restringe àquela semana, e que depois ela acabou, se esgotou, dissipou. Se realmente admiramos, respeitamos e reverenciamos a Obra da "revolução modernista", não devemos transformá-la num dos principais inimigos que ela própria combateu: a mesmice conformada e passiva. Ainda bem que esse Ciclo de Estudos não vai ser nada disso.

O professor Paulo César Andrade da Silva é doutor em Estudos Literários pela Unesp/Araraquara.

Mário de Andrade em posição de lótus
A tempo: o Ciclo de Estudos terá duração de 24 horas (distribuídas ao longo dos encontros semanais, é claro!), será emitido um certificado de participação e o mais interessante: é um evento total e absolutamente gratuito. E tem mais: estão sendo oferecidas apenas 25 vagas, então corra e garanta logo a sua! 

Tenho a impressão que é possível inscrever-se por e-mail (leliaabramo@oficinasculturais.org.br), mas não é certeza.




90 anos da Semana de Arte Moderna: antes, durante e depois
Coordenação: Prof. Dr. Paulo César Andrade da Silva
de 27 de abril a 22 de junho - todas as sextas-feiras - das 19h às 22h
inscrições abertas até 27 de abril
25 vagas


R. Andrelino Alves Pinto 170
(16) 3324-3946 / (16) 3324-8783
leliaabramo@oficinasculturais.org.br



Pagu, Elsie Lessa, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti
& Eugênia Álvaro Moreyra em primeiro plano

2 comentários:

  1. Daniel, achei o seu Blog. Muito bom. Obrigado pela divulgação da oficina.
    Abraço,
    Paulo Andrade

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de dizer: compartilhei o seu blog no meu facebook, ok?
    Paulo

    ResponderExcluir